Hora Certa em Mosqueiro

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

A FERVURA, O ASSAR, O MOQUEAR, O COZER E O FRITAR



5.7.2.1 A FERVURA, O ASSAR, O MOQUEAR, O COZER E O FRITAR


Esses processos culinários são métodos eficientes de preparar alimentos. O processo de assar pelo “fogo-no-chão”, que é um buraco de tamanho adequado aberto no chão seco, que pode ser forrado com pedras, se necessário. Este “forno” natural aquecido por pequena mas intensa fogueira. Uma vez bem aquecido, são retirados os carvões quase extintos, colocando no “forno” o alimento a preparar, e logo hermeticamente fechado, meio de pedras chatas ou galhos cruzados cobertos com folhas largas, sobre as quais se deita terra seca ou areia, de preferência esta última se for possível encontrá-la. Este processo pode ser mais vagaroso do que o da fogueira ao ar livre, mas oferece as vantagens de exigir menos atenção ao trabalho culinário, proteger o alimento, em preparação, das moscas e outras pragas.

O moqueado, que é o método dos nossos selvícolas, consiste em se armar sobre uma fogueira uma grade de madeira verde distando do fogo cerca de 50 cm.

A grade poderá ser uma tripeça portátil ou um retângulo montado sobre 4 forquilhas fincadas no chão.

A carne ou os peixes são colocados sobre a grade e o fogo à medida que assa os alimentos, os seca. Os alimentos são conservados no fogo ou pendurados. Antes de serem consumidos, são novamente passados no moqueador ou então cozidos. (Fig . 5g).


Manusl de Sobrevivência, pag. 5/10

Disponível em:

http://grupoadventuryd.br.tripod.com/manual_de_sobrevivencia/ms-alimentacao.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário