Hora Certa em Mosqueiro

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

MOQUEIO: Origem do Nome

Histórico » Origem do Nome

Mosqueiro tem seu nome preso à palavra “moqueio”, um método de conservação de origem indígena, que por muitos anos garantiu o transporte da carne de caça e do pescado até Belém.

Os nativos costumavam conservar os animais putrecíveis colocando-os em fumeiro próprio, sobre o moquém, uma espécie de grade ou jirau de varas espaçadas, confeccionada para tal operação. Sob o calor do fogo que subia e atingia o produto, este processo chegava a tostar o material. Na realidade, o peixe moqueado era defumado e conservado pelo carbono desprendido durante a queima da madeira.

Recebendo inteligentes lições dos índios, os primeiros povoadores elegeram a ilha como entreposto de suas atividades de pesca. E como batedores de baías, precisavam entregar o produto são no vilarejo que se expandia ao redor do Forte do Presépio.

A distância entre Mosqueiro e o centro de comercialização do produto fresco era muito longe, principalmente para embarcações que dependiam do vento e da maré. Então Mosqueiro tornou-se o ponto intermediário ideal para a moqueação dos peixes. O produto chegava a Belém, presos por cipós, alcançando altos índices de consumo. No preparo do moqueio, o índio fazia cortes bem finos no peixe, para melhor absorver o carbono. Por se parecerem com listras, esses cortes eram chamados pelos portugueses de “musqueia”. Assim, as palavras “moqueio” e “musqueia”, deram origem ao atual nome da ilha.

Disponível em:
http://www.mosqueiro.com.br/historico/origemdonome.htm
Pesquisa em 13/08/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário