Hora Certa em Mosqueiro

sábado, 14 de agosto de 2010

ORIGEM DO NOME: Mosqueiro

ORIGEM DO NOME: Mosqueiro

ORIGEM DO NOME MOSQUEIRO

Mosqueiro tem seu nome vinculado a palavra "moqueio", um método de conservação de origem indígena que por muitos anos garantiu o transporte da carne de caça e do pescado até Belém. Os nativos costumavam conservar os animais perecíveis colocando-os em fumeiro próprio, sobre o moquém, uma espécie de grade ou girau de varas espaçadas, confeccionada para tal operação. Sob o calor do fogo que subia e atingia o produto, este processo chegava a tostar o material. Na realidade, o peixe moqueado era defumado e conservado pelo carbono desprendido durante a queima da madeira.
Recebendo inteligentes lições dos indios, os primeiros povoadores elegeram a ilha como entreposto de suas atividades de pesca. E como baleadores de baías precisavam entregar o produto são no vilarejo que se expandia ao redor do Forte do Presépio.
A distância entre Mosqueiro e o centro de comercialização do produto era muito longe, principalmente para embarcação que dependia, do vento e da maré. Então Mosqueiro tornou-se o ponto intermediário ideal para moqueação dos peixes. O produto chegava a Belém preso por cipós - alcançando altos índices de consumo. No preparo do moqueio, o índio fazia cortes bem finos no peixe para melhor absorver o carbono. Por se parecerem com listas ( esses cortes chamados pelos portugueses de "musquira". Assim as palavras ""moqueio" e "musquira", deram origem ao atual nome da ilha.

Disponível em:
http://pesquisadora.zip.net/arch2005-03-13_2005-03-19.html
Pesquisa em 14/08/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário